Aqui, respondemos às perguntas mais comuns sobre nossos produtos integrais, granolas, mel, e outras especialidades naturais que oferecemos. Nosso compromisso é garantir a clareza sobre os valores nutricionais, os ingredientes, e os processos de produção e rotulagem que tornam nossos produtos saudáveis, saborosos e seguros para consumo. No FAQ, você encontrará informações sobre o que significa um produto ser integral ou light, as características de nossos alimentos diet, cuidados com alergênicos e glúten, além de detalhes sobre a qualidade e uso do mel.
Explore as respostas para tirar dúvidas e conhecer melhor os produtos Moedense – todos desenvolvidos para levar até você o melhor da natureza, com qualidade e transparência!
1.O que são cereais integrais?
São aqueles em que a parte comestível do grão (endosperma amiláceo, farelo e gérmen) estão presentes na proporção típica do grão intacto, sendo permitidas perdas de até 2%.
2. O que significa dizer que um produto é 100% integral?
Significa dizer que ele é constituído exclusivamente por cereais integrais.
3. Dizer que um produto é integral é o mesmo que dizer que o
produto é orgânico?
Não. São definições diferentes.
O produto integral é aquele constituído por ingredientes como grãos, sementes e cereais cujos componentes anatômicos (endosperma amiláceo, farelo e gérmen) estão presentes na mesma proporção de sua forma intacta, já o produto orgânico é aquele que foi produzido a partir de matérias-primas cultivadas sem a adição de agrotóxicos.
Assim, podemos dizer que um produto pode ser:
4. O que significa dizer que um alimento é Light?
Significa dizer que ele tem uma redução mínima (definida em legislação) de atributos específicos, como valor energético (caloria) OU qualquer outro nutriente, como açúcar, gordura e sódio quando comparado ao seu
alimento de referência*
*Alimento de referência: versão convencional do mesmo alimento que serve como padrão de comparação para realizar e destacar uma modificação nutricional relacionada, especificamente, aos atributos comparativos de reduzido ou de aumentado.
A Granola Light Moedense é Light, ou seja, reduzida do nutriente Gordura Total.
5. A Granola Light Moedense indica no rótulo que NÃO é um alimento baixo ou reduzido em valor energético e mesmo assim ela pode ser classificada como Light?
Sim. O produto pode sofrer reduções em seus nutrientes, no caso da Granola Light sofreu redução em gorduras totais, e não ter o valor energético (caloria) reduzido ao nível de ser declarado como reduzido ou baixo em valor energético.
Quando há redução de nutrientes, mas não há redução do valor energético do produto (caloria) é necessário indicar no rótulo “Este não é um alimento baixo ou reduzido em valor energético”. Seu propósito é evitar que você (consumidor) tenha uma interpretação errada sobre as verdadeiras propriedades nutricionais do produto.
6. A Granola Light Moedense foi elaborada pensando em qual tipo de público?
Para o público que deseja uma alimentação cada vez mais saudável.
7. O que significa dizer que um alimento é Diet?
Alimentos diet são aqueles especialmente formulados e/ou padronizados de forma que sua composição atenda às necessidades
especiais de indivíduos com exigências físicas, metabólicas, fisiológicas e/ou patológicas particulares.
Fazem parte da categoria de alimentos Diet alimentos para controle de peso, alimentos para dietas com restrição de nutrientes e alimentos para dietas de ingestão controlada de açúcares.
8. Em qual categoria de produto Diet a “Granola Diet Moedense” está compreendida?
Na categoria de alimentos para dietas de ingestão controlada de açúcares.
9. Alimentos para dietas de ingestão controlada de açúcarespodem conter açúcar em sua composição?
Sim, podem conter açúcares naturalmente existentes nas matérias-primas utilizadas. No caso da Granola o açúcar naturalmente presente nas frutas, uva passa e banana passa.
10. A Granola Diet Moedense foi elaborada pensando em qual tipo de público?
Para o público que necessita de dietas com restrição de açúcares.
11. O que é contaminação cruzada com alimentos alergênicos?
A contaminação cruzada diz respeito aos casos em que o produto não tem adição intencional de determinado alimento alergênico ou seus derivados, mas pode apresentar traços desse alimento como consequência da presença incidental durante alguma etapa da sua fabricação, desde a produção primária até a embalagem e comércio.
12. Há uma quantidade mínima permitida de contaminação cruzada para que não seja necessário à declaração da advertência de “PODE CONTER”, em um produto?
Não. A legislação não estabelece limites de alérgenos alimentares que possam ser utilizados pelas empresas, pois não há evidências disponíveis que permitam estabelecer um limite de segurança capaz de proteger todos os indivíduos com alergias alimentares.
13. Aveia e seus derivados (farinha e farelo de aveia) contém Glúten?
A aveia e seus derivados em seu estado natural não contém glúten. No entanto no Brasil e em vários países da Europa a aveia é cultivada juntamente com o trigo, que possui Glúten em sua composição, acontecendo assim o que se chama de “contaminação cruzada” (ver explicação na pergunta de n° 11)
14. Se os produtos castanhas, nozes, amêndoas, frutas cristalizadas, frutas secas e açúcar mascavo não possuem
glúten em sua composição, porque o rótulo desses produtos vem escrito “Contém Glúten”?
Devido ao princípio da contaminação cruzada. O armazenamento e a manipulação desses produtos se dão em áreas compartilhadas com a aveia, que desde o seu estado de cultivo já está em contato direto com produtos que naturalmente possuem Glúten, que é o trigo.
15. Se os produtos comercializados pela Moedense (açúcar mascavo, aveias e seus derivados, granolas, castanhas, amendoim, amêndoa, nozes, frutas secas e frutas cristalizadas) não possuem naturalmente em sua composição o Glúten, o correto não seria indicar no rótulo PODE CONTER GLÚTEN?
Não. Na lei que trata sobre a informação de Glúten em produtos alimentícios é dito que os rótulos obrigatoriamente devem indicar as inscrições “Contém Glúten” ou “Não contém Glúten”, conforme o caso. Ou seja, não há a opção de “Pode conter”. Assim mesmo se tratando de uma presença não intencional (contaminação cruzada) é preciso declarar como “Contém Glúten”.
Frutas Cristalizadas | Castanha do Cajú | Mix de Castanhas e Fruta
16. O que é a rotulagem nutricional frontal?
É uma declaração padronizada simplificada do alto conteúdo de três nutrientes específicos (açúcar adicionado, sódio e/ou gordura saturada) na parte principal do rótulo do alimento. Essa declaração é representada por uma lupa + “alto em” + “nome do nutriente”.
17. A declaração da rotulagem nutricional frontal é obrigatória para todos os produtos?
Não. A declaração da rotulagem nutricional frontal é obrigatória nos rótulos dos produtos cujas quantidades de açúcares adicionados, gorduras saturadas ou sódio sejam iguais ou superiores aos limites definidos em legislação (Anexo XV da IN no 75/2020).
Nos produtos Moedenses os produtos que possuem a rotulagem nutricional frontal são apenas a Castanha do Cajú, Mix de Castanhas e Fruta e Frutas Cristalizadas.
18. O que significa a porção indicada na tabela nutricional?
Diz respeito a quantidade do alimento utilizada como referência para a declaração do conteúdo energético e de nutrientes nele presente.
19. Como é definida a porção de um produto?
Essa porção é definida em legislação (IN n°75/2020). Os alimentos são organizados em categorias onde é trazido o tamanho da porção de alimentos diversos.
20. O que é porção por embalagem?
É o número total de porções que aquele produto contém de acordo com o seu peso líquido.
Ex: Açúcar Mascavo 1 kg (1000 g).
A porção determinada para esse produto são de 5 g, logo o número de porções presente na embalagem de 1 Kg de açúcar mascavo são de 200 porções (1000 g/5 g = 200 porções)
ATRIBUTOS DE QUALIDADE
1. Porque o mel cristaliza?
O mel cristaliza naturalmente devido à alta concentração de açúcares (principalmente glicose e frutose). A cristalização é um processo normal e não afeta sua qualidade. Para reverter, basta aquecer o mel em banho-maria suave.
2. Qual a melhor maneira de armazenar o mel?
Guarde o mel com a tampa fechada, em local seco, fresco e sem incidência de luz solar direta. Isso ajudará a preservar suas propriedades e evitará a cristalização prematura.
3. Porque a cor do mel varia?
A cor do mel varia de acordo com as flores das quais as abelhas coletam o néctar. Flores diferentes resultam em cores distintas.
INDICAÇÃO DE USO
4. O mel pode ser consumido por crianças menores de 1 ano?
Não. O mel pode conter esporos da bactéria Clostridium botulinum, que podem ser prejudiciais ao sistema imunológico imaturo das crianças menores de um ano.
ROTULAGEM NUTRICIONAL
5. O que significa esse açúcar adicionado na embalagem do composto de mel?
O composto de mel é constituído de mel e extrato de própolis.
Pela nova norma de rotulagem da ANVISA, quando um ingrediente classificado como um tipo de açúcar (como é o caso do mel) é adicionado a outro produto precisa ser classificado como açúcar adicionado. Ou seja, o açúcar que naturalmente é encontrado no mel entra na tabela nutricional como açúcar adicionado.
Mas reforçamos que o composto de mel só tem mel + extrato de própolis, não adicionamos nada a mais no produto.
6. Porque o composto de mel de vocês não tem a lupa de alto teor de açúcar adicionado?
De acordo com as normas da ANVISA, em alguns casos não há obrigatoriedade de colocar a lupa, como é o nosso caso, onde a área do painel principal do composto é inferior a 35 cm2.
Independente disso, fornecemos todas as informações nutricionais detalhadas no rótulo, de acordo com as exigências da legislação.